Punctum 3 chega com tudo! Inauguramos o boletim com o vídeo da entrevista concedida por Esthela Solano Suarez que generosamente abriu as portas de sua casa em Paris a Fernanda Otoni Brisset, para nos brindar com um testemunho vivo de sua análise com Lacan e, também, de sua prática como analista, de onde podemos extrair um valioso ensinamento sobre o tema da presença do analista.

Na sequência, o excelente vídeo onde Jésus Santiago destaca do tema Analista: Presente! a dimensão do presente como o tempo que interessa à experiência de uma análise. Ele nos convida a pensar no analista dos nossos tempos como aquele que opera na contramão do tempo da espera, e cujo saber fazer permite sustentar a radicalidade de uma prática orientada pela urgência do ato.

Romildo do Rêgo Barros comparece com um texto de orientação da maior importância: O sentido e seus dejetos, em que trata da presença do analista como suporte da tensão que se estabelece entre semblante e objeto. Ele retoma a definição apresentada por Miller em A salvação pelos dejetos, do analista como aquele que teve êxito em fazer da sua posição de dejeto o princípio de um novo discurso, e avança propondo pensar no caráter inédito do que Lacan chamou discurso do analista, como o que é capaz de incluir no laço social aquilo que da palavra não é recoberto pelo sentido e que irrompe como dejeto.

O relatório do cartel responsável pelo eixo 2, apresentado por Maria do Rosário Collier do Rêgo Barros na última preparatória merece ser lido com atenção juntamente com os comentários e perguntas de Glória Maron publicados aqui na sequência. Tempo, corte e ato: o acontecimento analista é um texto que explora em detalhe as consequências da subversão promovida por Freud e por Lacan na relação com o tempo em uma estreita articulação com a clínica borromeana sem perder de vista a dimensão política que faz parte da presença do analista como acontecimento.

Na rubrica Bibliografia e Ressonâncias, as colegas da EBP Andréa Vilanova e Cassandra Dias Farias iluminam aspectos relevantes e abrem brechas de leitura nos pequenos trechos do ensino de Lacan e Miller selecionados pela comissão de Bibliografia.

E para finalizar, a nota de Bruna Guaraná, participante da comissão de site e boletim, que anuncia os textos de orientação de Jacques Allain-Miller, Eric Laurent, Miquel Bassols e Marcela Antelo que acabam de chegar no site do Encontro.

Boa leitura a todos e se você ainda não se inscreveu no Encontro, basta clicar no link abaixo! Não deixe para depois!

INSCREVA-SE AQUI

Andréa Reis Santos
Pela Coordenação da Comissão de Site e Boletim


ABRIR EM PDF