XXIV Encontro Brasileiro, Analista: Presente! Está logo aí. E Punctum 5 está no ar, com muitas preciosidades.

Deixar-se interpretar, rejeição contemporânea da interpretação e precisões sobre a distinção entre vivido e destino é o que nos traz nossa convidada Clotilde Leguil em seu texto “Consentir com a interpretação”. Texto para ser lido e relido, pois é um orientador clínico.

Nossa colega da EBP, Nohemí Brown nos traz, a partir de um pequeno recorte clínico a presença do analista como uma “presença pressentida”, que se insinua, em seu texto “Voz e moldura”.

Em “Bibliografia e ressonâncias”, Cristiane Barreto faz ressoar a afirmação de Lacan: “O inconsciente é a política”. A urgência subjetiva e o enlaçamento entre dizer e tempo, é o que nos traz Luiz Felipe Monteiro com Lacan em seu seminário “Momento de concluir”.

E para vermos e ouvirmos, nosso colega da EOL, Ricardo Seldes, nos coloca uma questão fundamental: “como entender a presença do analista em uma prática que é essencialmente o tratamento da palavra pela palavra”. Vale ouvir atentamente. E para ouvir o que foi escrito, inauguramos “Tuítes falados”, com vários colegas da EBP.

Como disse o poeta e músico Chico Buarque, “A manhã renasce e esbanja poesia”. Brasileiro e psicanalista: Presente!!!!

 

Patricia Badari
Pela Comissão de Site e Boletim


ABRIR EM PDF