Este Punctum Extra é dedicado a Clotilde Leguil, convidada internacional do XXIV Encontro Brasileiro do Campo Freudiano. Ela é filósofa e psicanalista, residente em Paris. Membro da École de la Cause Freudienne e da Associação Mundial de Psicanálise. Professora no Departamento de Psicanálise na Universidade Paris 8 Saint-Denis, é também autora de vários livros onde a psicanálise aparece em constante diálogo com temas do contemporâneo.

Ela nos recebeu gentilmente em sua residência, para uma entrevista, cujo tom teve a marca do entusiasmo e da clareza com que deu voz, a partir de sua leitura de Lacan, de Miller e da sua própria experiência, às diversas modalidades de presença do analista no percurso de uma análise, uma presença singular, impossível de virtualizar, presença en corps. Com a sua entrevista ela inaugura, no Boletim Punctum, um espaço para publicação de uma série de vídeos com colegas psicanalistas do campo freudiano convidados a conversar conosco sobre o tema do XXIV Encontro Brasileiro.

Este número Extra, traz também um texto inédito de Clotilde Leguil, “Presença do psicanalista como testemunha da perda”, endereçado ao debate preparatório de nossa comunidade rumo ao Encontro Brasileiro, cuja escrita tomou como ponto de partida, diante da crescente virtualização do mundo, uma pergunta fundamental quanto ao futuro da psicanálise: “Em que sentido a presença do analista é crucial na experiência do inconsciente no século XXI?”

Clotilde Leguil: presente! 
Uma boa leitura a todos.

 

Fernanda Otoni Brisset


ABRIR EM PDF