O Boletim Punctum número 2 chega até vocês fazendo furos, perturbando e provocando o trabalho de ler, reler, estudar um pequeno detalhe, uma passagem, uma articulação inédita, uma interrogação…
Éric Laurent em seu texto “A interpretação: da escuta ao escrito” nos leva da interpretação que joga com o sentido (interpretação tradução) à interpretação que joga com a matéria sonora equívoca (interpretação corte). O cartel que tem trabalhado em torno do tema do eixo 1 do Encontro, nos traz o modo de presença do analista na perspectiva do inconsciente real – presença passível de dar corpo ao inconsciente real. Este texto, que tem como relatora Simone Souto, já nos interroga em seu título “O analista presente no espaço de um lapso?”.
Mas, se o Boletim nos convoca ao trabalho, também nos traz referências às quais podemos recorrer. “Bibliografia e ressonâncias” com os textos dos colegas Cleyton Andrade e Helenice Saldanha de Castro. E para nos orientarmos, ainda mais, nestes preciosos detalhes que são colocados em cena temos os “Textos de orientação” que são apresentados por Andréa Reis Santos e que estão disponíveis em nosso site.
Nesta empreitada, podemos ainda nos servir da literatura. Assistam a entrevista com Patrick Gert Bange, doutor em ciência da literatura, que nos fala sobre o punctum na literatura e, em especial, em Madame Bovary.
Bom trabalho a todos com este Punctum.
Patricia Badari
Pela Coordenação da Comissão de Site e Boletim