Punctum. Esse é o nome do Boletim do XXIV Encontro Brasileiro do Campo Freudiano que tem como tema Analista: presente! Punctum vem do verbo latino pungere e tem o sentido de furar, perfurar, cortar. É uma noção usada por Roland Barthes em seu livro A Câmara Clara[1] para nomear a presença de um elemento que se intromete no ponto cego da fotografia, detalhe na imagem que perturba a harmonia da cena e dá acesso a um outro campo. Diferente do Studium – que vem do verbo studare, estudo do mundo, elemento que Barthes associa ao que da imagem informa e comunica, o blá-blá-blá da imagem – o Punctum é um detalhe, é esse acaso que da imagem fere, traumatiza e produz mutação. Nas palavras de Barthes, imagem encolhida como uma fera ao mesmo tempo curta e ativa.

Pretendemos que o Punctum possa trazer até vocês um tanto da pungência do tema do Encontro Brasileiro através do material que está sendo produzido pela comissão científica, pelos cartéis que estão se dedicando ao trabalho em torno dos eixos, pelo produto das três atividades preparatórias e pelas novidades que a comissão de bibliografia está preparando. Neste primeiro número trazemos a apresentação do tema por Romildo do Rêgo Barros, presidente do Encontro, e algumas palavras da diretora Laura Lustosa Rubião, além do argumento e os eixos temáticos de nosso trabalho que se inicia.

As informações práticas sobre o funcionamento do evento, inscrições, valores, envio de trabalho, divulgação de datas e prazos serão veiculadas pelos Informes, que serão em maior número e mais enxutos que os Boletins.

Fiquem atentos aos envios e sejam muito bem-vindos ao trabalho rumo ao XXIV EBCF!

 

Coordenação do Site e Boletim

Anamáris Pinto
Andréa Reis Santos
Patrícia Badari

 

 

 

[1] BARTHES, R. A câmara clara. Nota sobre a fotografia. Editora Nova Fronteira: Rio de Janeiro. 2018.


ABRIR EM PDF